Museu do Lajedo


O Museu do Lajedo de Soledade fica na vila e pode ser visitado de terças a domingo, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada custa R$ 5,00. Para visitar o Lajedo, o melhor é se dirigir ao museu e acertar com o guia um preço.

O acervo do museu é composto por painéis fotográficos, maquetes e utensílios de pedras usados pelos índios que habitavam a região. Na lojinha do museu estão a venda camisetas com as inscrições rupestres e peças em argilas confeccionadas pelos artesãos do CAL.

Na década de 90, a Petrobras realizou uma parceria com a comunidade do Lajedo de Soledade para preservação desse sitio arqueológico, treinando guias-mirins, delimitando áreas, criando trilhas e construindo um centro de pesquisa e visitação.

A estatal também investiu na melhoria da infra-estrutura do distrito de Lajedo de Soledade, instalando um sistema de água e criando o CAL (Centro de Atividade do Lajedo), onde foram realizados cursos para produção de peças de artesanato e cursos de capacitação em gestão de produção e vendas dos produtos fabricados ali.




Comments